A ordem militar “marcar passo” significa marchar sem sair do lugar. É uma pausa ativa no movimento para a frente, permanecendo mentalmente preparado e esperando com expectativa a próxima ordem.
Na linguagem do dia a dia, o termo marcar passo significa “movimento sem progresso, sem chegar a lugar algum, nada fazendo de importante, enquanto se espera.” Essa expressão transmite a sensação de ócio, de espera sem sentido.
Em contraste, a palavra para esperar na Bíblia muitas vezes significa “olhar ansiosamente para, ter a expectativa de”. O salmista, ao enfrentar grandes dificuldades, escreveu: “Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado… (Salmo 25:2,3).
Muitas vezes, não temos escolha sobre o que temos de esperar — um diagnóstico médico, uma resposta da entrevista de emprego, a volta de um ente querido — mas podemos decidir de que maneira vamos esperar. Ao invés de ceder ao medo ou apatia, podemos continuar a “marchar no lugar”, buscando a força de Deus e direção a cada dia.
“Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia” (vv.4,5).